Gastro Passeio

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tio Hugo Restaurante e Galeteria - Pelotas RS / Anette Ruas - Pelotas RS / Casa da Pimenta - Turuçu RS

Aproveitando o feriadão e fugindo do lugar comum, que seria o litoral, fomos passear na Costa Doce. Ficamos hospedados em São Lourenço do Sul, mas fizemos um passeio à Pelotas pra conhecermos a Praia do Laranjal. Pra quem não sabe, os municípios que fazem parte da Costa Doce, são banhados pela Lagoa dos Patos.

São Lourenço do Sul é muito agradável, o moradores de lá são muito hospitaleiros e costumam receber muito bem os motociclistas, já que lá acontece um dos melhores encontros do estado, o Moto Lagoa.
Sempre que vamos lá nos hospedamos na Pousada Velho Estaleiro. A pousada é muito boa, e recomendo à todos que passarem por lá.
São Lourenço do Sul é muito bem servido na área gastronômica. Na primeira noite jantamos no Tropicalis, mas por conta da minha preguiça não tirei fotos suficientes para uma postagem. De qualquer forma, recomendo os peixes.
Mas vamos à Pelotas. Tínhamos um grupo grande, de 9 motocicletas, quase todos com garupas.
Seguimos direto pro Laranjal. O dia estava bonito, apesar do vento forte.
Achei bem legal. Pra quem gosta de práticas esportivas que dependem de vento, é um prato cheio.
Um pouco de bate papo com muitas risadas mas a fome já estava vindo.
Por indicação de uma amigo de Rio Grande da Liliane, fomos em direção ao Restaurante e Galeteria Tio Hugo, no centro de Pelotas.
Lugar simples, mas a comida e a simpatia dos proprietários e funcionários compensa.
A especialidade da casa são as carnes. Como estávamos em um grupo de 16 pessoas, tivemos uma mesa bem diversificada. Eu e a Liliane, aceitamos a sugestão do amigo e pedimos o xixo e polenta frita.
Pra quem não curte carne suína, tem a opção de pedir o xixo de filé.
Os mais tradicionais preferem uma boa costela de gado.
Não faltou o galeto, polvilhado com queijo.
À parte, você pede os acompanhamentos.
Ainda tinha a sobremesa, cobrada à parte.
Os preços: veja por si.
 O restaurante fica na Rua Professor Araújo, 1907. Caso queira fazer reservas os telefones são (53) 3225 - 2291 ou 3225 - 2292.
Como quem vai à Roma e tem que ver o Papa, fomos à caça dos tradicionais doces de Pelotas.
A escolha foi pela Anette Ruas, aproveitando a fácil localização, já no caminho de volta na BR-116.
O grande problema lá é não conseguir provar todos. As opões são muitas!
Se não me falha a memória, os que comi custavam R$2,20 cada.
Não deixe de provar o pastel de Santa Clara, que não tem nada a ver com um pastel.
"Sastifeitos e porenchidos" seguimos viagem. Seguimos mais um pouco.
Alguns de nossos companheiros são apreciadores de pimenta, então não poderíamos deixar de visitar a Casa da Pimenta em Turuçu, que é a capital brasileira da pimenta vermelha.
A Casa da Pimenta fica na BR-116 e está sinalizada, é só prestar atenção.

Condição número um para postagens neste blog é que tenha motos e comida, então, aqui estão as motos.
Em São Lourenço do Sul.
No Laranjal.
Na Anette Ruas.

Pietro Paladini disse...

Ótimas dicas... estamos passando por Pelotas no final do ano, provavelmente dia 25, vou tentar comer por lá (se estiver aberto hehe)