Gastro Passeio

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Viagem ao Uruguai - Rivera a Dayman - Dia 2

O dia começou muito bem com o delicioso café da manhã na pousada.
Abastecemos as máquinas, agora com gasolina Uruguaia e partimos. Pra quem não sabe, existem três tipos de gasolina no Uruguai: A Especial, a Super e a Premium, com 87, 95 e 97 octanas respectivamente. Como pra louco não precisa café doce, optei pela especial, ainda mais que a bichinha não tá acostumada com a abstinência de álcool e poderia estranhar um pouco. Os preços podem ser consultados no site da Ancap.
Fizemos uma rápida passagem por um posto da aduana pra apresentarmos os documentos das motos e nossas identidades. Tudo OK. Segue o baile!
Depois de mais ou menos uma hora de viagem, parada pra descansar, na estrada mesmo. A foto por si só já demonstra nossa alegria.
Fizemos uma rápida passagem por Taquarembó pra abastecer novamente, tomar uma água e pedir informações sobre as condições da estrada até Salto. Este trecho seria o mais crítico, pelas condições da estrada, por não ter postos de combustível e por ser muito deserto.
O pavimento realmente não era muito bom. A estrada foi pavimentada sem terraplanagem, ou seja, acompanhava todos os desníveis do terreno. O asfalto em si, parecia com o que se chama aqui de TSD ( Tratamento Superficial Duplo ), sem acostamento, pedrisco solto, alguns buracos.
Realmente o lugar é bem deserto. O amigo Adhemar que já havia passado por este trecho nos alertou.
Com o passar do tempo fiquei mais tranquilo ao ver que em alguns locais haviam placas manuscritas indicando NAFTA ( gasolina ).
Mais uma parada para o descanso. Identificamos um local que parecia com um boteco.
Esta parada nos serviu pra entrarmos no clima do Pampa Uruguaio, como podem ver.
Os "pingos" na sombra.
Um andarilho com sua bicicleta. Na bagagem, a mala de garupa, a térmica que diga-se de passagem uma invenção que permitiu que o gaúcho desbravasse fronteiras, a cuia e a bomba. Quando viu que comíamos barras de cereais, se fez entender no bom castelhano que gostava muito de mariola. Ganhou uma barra de cereais, por supuesto !
Depois de vencer a timidez, charlaram bastante.
O proprietário do estabelecimento era muito simpático. O cartaz alertava: fiado, só amanhã !
Típicos gaúchos Uruguaios. Gente boa !
Demos Adeus aos Hermanos, acompanhados de recomendações para não abusarmos da velocidade. Copiado !
Os próximos quilômetros ... muita solidão. Apenas campo, gado e algumas Emas, sempre de olho no marcador de combustível.
Fizemos mais uma parada em uma comunidade que se não me engano chamava-se San Valentim. Logo fomos rodeados por um grupo de garotos que admiravam as motos, dois deles com esfolados de tombos ( de moto ). Juízo gurizada !
Neste lugar, segundo o Adhemar havia nafta. Decidi não abastecer. Estávamos andando bem devegar e a moto indicava que chegaríamos ao destino sem problemas.
Chegamos em Dayman. Pensávamos somente em descansar e ficar em banho maria nas calientes águas termais.
Antes fomos procurar algo pra comer. Como já eram quase 4 da tarde, só conseguimos umas hamburgesas e cervejas geladas ( oba ! ).

2 comentários:

Anônimo disse...

Cada dia com mais vontade de realizar este passeio.
Valeu Probst.

Gerson Medeiros

Anônimo disse...

Parabéns , Prost o único blog que vi do começo ao fim , fotos de muito bom gosto e qualidade

Abs

Feitosa (BOG)