Gastro Passeio

domingo, 16 de janeiro de 2011

Restaurante Gambrinus / Banca 40 / Mercado Público - Porto Alegre RS

Começamos bem o novo ano! Aproveitando que Porto Alegre não está muito movimentada, pois grande parte de seus moradores está na praia, fomos a um dos locais mais interessantes de Porto Alegre: O Mercado Público !
O local escolhido para o almoço foi o Gambrinus. Restaurante fundado em 1889, de culinária Portuguesa, justificou a sua idade, pelos excelentes pratos servidos.
 
Como a variedade do cardápio era grande, fomos aconselhados pelo garçom a experimentarmos o filé de linguado com alcaparras e champignon na manteiga mais um misto de filés de peixe (linguado, côngrio e salmão).
 
Muito boa a sugestão. Os peixes estavam excelentes, frescos, muito bem preparados. As porções são bem generosas, onde 3 pessoas comem bem.
O atendimento também foi outra grande surpresa. O nosso garçom, que a pedido dele,  chamávamos carinhosamente de vovô, trabalha há 45 anos no local. Os pratos servidos cantando, sempre preocupado em agradar, sem errar o pedido, e com muito bom humor, escondiam os seus 70 anos de jovialidade. Grande figura !
 
As refeições podem ser feitas na parte interna do restaurante, ou junto dos corredores do mercado.
 
O almoço saiu por R$ 38,00 por pessoa, incluindo as bebidas.
Antes da sobremesa, fizemos um passeio pelo Mercado. O lugar é uma poluição, no melhor sentido da palavra, de produtos, cores e sabores. Lá se encontra de tudo, sempre muito fresco e a bons preços.
 
 
 
 
 
 
 
 
A sobremesa foi em outro lugar tradicionalíssimo: a Banca 40. 83 anos no Mercado, e famosa pelo sorvete artesanal. Provamos a Bomba Royal.
 
Quem espera aquele sorvete cremosíssimo, como os da Kibon, pode se decepcionar. O grande destaque aqui, é a nata. Os sorvetes não são tão doces, mas mesmo assim, valem muito a pena.
Também visitamos uma feira de antiguidades que estava expondo no Mercado.
 
 
 
 
A parte gastronômica estava tão boa, que esqueci de fotografar as motos! 
Quem não quiser deixar as motos na rua, pode ter uma certa dificuldade em achar um estacionamento que aceite motos. Só conseguimos uma vaga no estacionamento ali perto porque abriram uma exceção.
Coordenadas para GPS: -30.02773, -51.22836

6 comentários:

Marcos disse...

Estava maravilhoso o 1º Gastropasseio de 2011. Boa companhia, boa comida, belo lugar, e para completar, atendimento no Gambrinus pelo "Vovô".
SOS Vovô!

TAtiana Kipper disse...

Que legal que foram a Porto Alegre. Conheço o Gambrinos mas faz uns 10 anos que não vou lá....deu agua na boca e vontade de visitar o mercado publico lendo o blog. Parabéns!! Beijos. Tati Kipper

Pietro Paladini disse...

Boa comida e lugar especial... as antiguidades são um show a parte!

Vagner disse...

Um passeio que se revelou super interessante, não conheço o MP. mas gostei da idéia....e pelo restaurante acho que será um dos meus próximos passeios...Valeu, nos vemos por aí...Vagner (Lobo Negro MG)

Unknown disse...

Como sempre, lindas fotos! Show de passeio!
Só não tô acreditando que não lembro de fotografar as motos...
heeh

Luiz Henrique disse...

Sou da Bahia e morei por alguns meses em POA, onde fui muito bem tratado.
Uma das melhores coisas que me aconteceram foi ter comido este filé de linguado do Gambrinus. É divino!
quanta saudade!.
Hoje meu filho está morando aí, fazendo mestrado na PUCRGS, porém não tenho ido. Ele é vegetariano e não pode aproveitar esta delícia de prato.
Parabéns pelo seu blog, está ótimo. Se quiser conhecer o meu é www.blogdoluique.blogspot.com
grande abraço.
Luique