Gastro Passeio

domingo, 30 de janeiro de 2011

Unser Haus Restaurante - Nova Petrópolis - RS

Os nossos planos eram ir no Torquês em Nova Petrópolis e depois ir até Gramado no bar temático da Harley. Mas mudamos os planos, ao passar na frente do Restaurante Unser Haus. Chamou muito a atenção a fachada do prédio no estilo alemão.
Aquele pequeno quadro negro mostrando o cardápio, deu água na boca.
Sob o vidro das mesas, muita coisa antiga, lembra coisas que víamos nas casas de nossas mães e avós !
Mas chegou a hora boa ... a comida. Tudo bem típico alemão. Joelho de porco, chucrute, batata de tudo que é jeito ... delícia.
E não é só isso. Pra beber, tem uma boa variedade de cervejas, que pode ser conferida na carta de cervejas (recomendamos somente para garupas).
A sobremesa também estava deliciosa.
O ambiente é muito agradável, climatizado, tranquilo. Imagino no inverno, toda essa comilança perto da chapa onde ficam as comidas ... aquele creme de ervilhas ... perdição.
O valor do almoço é R$ 23,00 por pessoa. Preço muito bom, principalmente por ser na Serra Gaúcha, pelo cardápio e pelo ambiente! Vale muito a pena!
A Boulevard ficou linda na frente do Restaurante.
Depois fomos mais uma vez na Tenda do Umbú. Tinha uma Maserati lá ... que ronco !
E muitas motos, claro. Até que essa branquinha aí tava bem bonitinha.
 
Coordenadas para GPS: -29.380536, -51.114748

domingo, 16 de janeiro de 2011

Restaurante Gambrinus / Banca 40 / Mercado Público - Porto Alegre RS

Começamos bem o novo ano! Aproveitando que Porto Alegre não está muito movimentada, pois grande parte de seus moradores está na praia, fomos a um dos locais mais interessantes de Porto Alegre: O Mercado Público !
O local escolhido para o almoço foi o Gambrinus. Restaurante fundado em 1889, de culinária Portuguesa, justificou a sua idade, pelos excelentes pratos servidos.
 
Como a variedade do cardápio era grande, fomos aconselhados pelo garçom a experimentarmos o filé de linguado com alcaparras e champignon na manteiga mais um misto de filés de peixe (linguado, côngrio e salmão).
 
Muito boa a sugestão. Os peixes estavam excelentes, frescos, muito bem preparados. As porções são bem generosas, onde 3 pessoas comem bem.
O atendimento também foi outra grande surpresa. O nosso garçom, que a pedido dele,  chamávamos carinhosamente de vovô, trabalha há 45 anos no local. Os pratos servidos cantando, sempre preocupado em agradar, sem errar o pedido, e com muito bom humor, escondiam os seus 70 anos de jovialidade. Grande figura !
 
As refeições podem ser feitas na parte interna do restaurante, ou junto dos corredores do mercado.
 
O almoço saiu por R$ 38,00 por pessoa, incluindo as bebidas.
Antes da sobremesa, fizemos um passeio pelo Mercado. O lugar é uma poluição, no melhor sentido da palavra, de produtos, cores e sabores. Lá se encontra de tudo, sempre muito fresco e a bons preços.
 
 
 
 
 
 
 
 
A sobremesa foi em outro lugar tradicionalíssimo: a Banca 40. 83 anos no Mercado, e famosa pelo sorvete artesanal. Provamos a Bomba Royal.
 
Quem espera aquele sorvete cremosíssimo, como os da Kibon, pode se decepcionar. O grande destaque aqui, é a nata. Os sorvetes não são tão doces, mas mesmo assim, valem muito a pena.
Também visitamos uma feira de antiguidades que estava expondo no Mercado.
 
 
 
 
A parte gastronômica estava tão boa, que esqueci de fotografar as motos! 
Quem não quiser deixar as motos na rua, pode ter uma certa dificuldade em achar um estacionamento que aceite motos. Só conseguimos uma vaga no estacionamento ali perto porque abriram uma exceção.
Coordenadas para GPS: -30.02773, -51.22836